10 julho 2006

Rationale

Este projeto emergiu de uma apreciação que quis fazer do impacto que nossos egressos causam no mundo e, complementarmente, do modo como eles vêem isso e como estão construindo suas vidas. Há que se levar em conta que hoje já se constituem numa grande rede espalhada pelo Brasil (alguns até na América do Norte e na Europa).

Pareceu-me, imediatamente, que a Internet era o meio apropriado para esta abordagem na forma de uma grande conversação. Então, para tal fim estabeleci este sítio, para que sejam compartilhadas impressões, das mais simples, meramente testemunhais, às mais elaboradas, ensaísticas, se preferirem.

Embora tal projeto esteja em sua infância, estou confiante de que será bem acolhido e crescerá como uma contribuição valiosa para todos, eventualmente extensível a outros públicos (professores, especialmente).

Talvez a pergunta mais freqüente venha a ser: “o que eu ganho com isso?” “Eu”, aqui, tanto pode ser “eu mesmo”, como “eu, um dentre todos”. Para mim, o benefício é o benefício do Curso: compilar a situação atual de seus egressos e captar suas percepções, amadurecidas pelo tempo, sobre o Curso. Para Vocês, acho que um benefício adicional será identificar quais sub-redes existem (ou podem existir) nessa comunidade, que trabalho já foi feito, que possibilidades há de contato produtivo, de troca de experiências, enfim numa variedade de dimensões. Isto deve ser seriamente considerado como viável e útil dada a qualidade humana, acadêmica e profissional dos participantes, que merece ser potencializada pela interação densa e significativa. Claro que isto reflete meu desejo de que tal aconteça, mas vai depender de quanto Vocês ajudem a acontecer.

Agradeço a participação de todos.

06 julho 2006

À guisa de Manifesto, ainda que pessoal

Caros:

O Tempo é o que nos faz dar valor às origens e aos espaços de construção, de identidade. Expectativas de vida, de sucesso, de grau de intervenção no mundo, tudo isso cabe em prognósticos, mas se realiza na história de cada um.

O que foi um objetivo em certa medida pessoal tornou-se um projeto e hoje é uma instituição: o Curso de Engenharia de Computação da FURG. E agora procuramos reconhecer nossa identidade. É isto o que consubstancia o dito Projeto Político Pedagógico, que pode ser algo implícito, mesmo que dinâmico, em execução, mesmo que sem documentos ou normas que o descrevam ou que o forcem a ser. Ele se projeta de cada um de nós, e na trajetória de cada estudante e na história de cada egresso, a essência desse Projeto se atualiza (se torna concreta).

Pois os anos passam, o rol de egressos do Curso aumenta, e é preciso providenciar para que não nos dispersemos. Isto é importante. A intenção desse sítio é estabelecer alguma conexão um pouco mais estável com todos Vocês e auxiliar a desenhar um mosaico das histórias de antes, durante e depois. É uma intenção pessoal, mas creio que faço isto também pelo Curso, e pela fundação do que, esperançosamente, estou chamando "Comunidade". Se há de se tornar algo significativo, ou se acabará apenas por se dissolver na infinitesimalidade fractal da Internet, mais uma vez o Tempo é que o dirá.

Sintam-se em casa.

Conto com o apoio de todos.

Celso R.

Pessoal:

Convido a todos para comentarem os textos ou para enviarem textos por sua própria iniciativa. O tema é: a Engenharia de Computação da FURG, nossa interseção com ela, minhas experiências como estudante e egresso.Obs.: a exigência de se cadastrar no Blogger.com visa prevenir minimamente a ação de engraçadinhos sem graça :-)